Conecte-se conosco

Variedades

Série sobre o El Bullí: mais que um case de sucesso

El Bullí: A História de um Sonho, estreou este mês no Prime, com 15 episódios dirigidos por David Pujol

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Sergi Vicente Puig/Divulgação

El Bullí: A História de um Sonho, disponível no Prime Vídeo, é uma série documental que conta a história do lendário restaurante catalão, que funcionou até 2011. Mas é também uma história de relações familiares, amizades, casamentos desfeitos e pioneirismo.

Com 14 episódios, a série realizada pelo diretor David Pujol para a RTVE (Rede Television Española) é interessante, sobretudo, por mostrar que a história do restaurante começou bem antes dos irmáos Albert e Ferran Adriá chegarem por lá.

E que antes de se tornar um dos restaurantes mais aclamados do mundo, o El Bullí teve escrito na placa de frente “bar, churrascaria e golfe”. Sim, porque a casa começou como um quiosque que vendia peixes e carnes grelhadas, aberto pelo casal alemão Marketa e Hans Shilling.

Os dois ousaram se estabelecer num local ermo do litoral catalão, a 160km de Barcelona. E El Bullí: A História de um Sonho conta tudo isso com impressionante riqueza de detalhes, entrevistando até o homem que construiu a casa onde o El Bullí funcionou até seu fechamento.

A série tem grande valor como registro de um período precioso da história da gastronomia mundial, porque inclui entrevistas de testemunhas-chave desse período, que hoje estão mortos — a exemplo da própria Marketa Schilling.

Na verdade, 10 episódios de El Bullí: A História de um Sonho foram realizados em 2010. A versão que chega ao Prime é acrescida de outros quatro, que falam do fechamento, do trabalho da Fundação El Bullí, que mantém a memória da cozinha do restaurante, e encerram com depoimetos de artistas, diretores de museus e curadores.

Variedades

Jack White e Coldplay: sessão dupla de rock no Prime

O documentário A Head Full of Dreams e o show Quebrando Tudo no Anthem D.C. estão disponíveis na plataforma

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Divulgação

Coldplay – A Head Full of Dreams e Jack White – Quebrando Tudo no Anthem D.C são dois programas imperdíveis para fãs dos respectivos artistas. Ambos foram produzidos pelo Amazon Studios e estão disponíveis no Prime Vídeo. O de Jack White já há algum tempo, o do Coldplay está fresquinho, entrou por esses dias.

Oakley BRApesar de ter o mesmo nome do álbum lançado pelo Coldplay em 2015, A Head Full of Dreams não é uma versão ao vivo do disco. Trata-se de um documentário que traça o caminho de Chris Martin e seus companheiros desde 1998 até a A Head Full of Dreams Tour, levada pelo Coldplay entre 2016–2017.

Lançado pela banda em outubro passado, A Head Full of Dreams Tour foi dirigido por Mat Whitecross, amigo de longa data do grupo britânico. Whitecross conheceu o quarteto em 1996, um ano antes dos quatro se tornarem Coldplay. Depois, dirigiu vários clipes dos amigos.

Entre eles, Bigger Strong, Lovers in Japan e, mais recentemente, Adventure in a Lifetime Something Just Like This (remix do Coldplay com o The Chainsmokers). Mat Whitecross também é diretor de um documentário sobre o Oasis, Supersonic (2016).

Essa proximidade da banda favoreceu o acesso do diretor a um farto material de bastidores, entrevistas e filmes do acervo familiar de Chris Martin.  A Head Full of Dreams Tour também traz trecho da apresentação do Coldplay no Glastonbury Festival, em 1998. Mas no geral é muito falatório, o que pode torná-lo chato para quem não é fã da banda.

submarino.com.brDiferentemente de Jack White – Quebrando Tudo no Anthem D.C, que é um show do ex-líder do The White Stripes na íntegra. O diretor é Emmett Malloy, dono de currículo brilhante na trilha do rock: realizou trabalhos para The Kooks, Beck, The Racounters, Weezer, Oasis. Foo Fighters, Metallica e The Black Eyed Peas, entre outros.

Hannah Gatsby inventa o stand up culto em Nanette

Malloy também tem intimidade com Jack White. Foi ele quem dirigiu o documentário The White Stripes Under Great White Northern Lights (2009), além de assinar uns três videoclipes da antiga banda de White. E faz um belo trabalho em Quebrando Tudo no Anthem D.C.

O show é todo filmado bem de pertinho, registrando uma grande performance do cantor e guitarrista. A apresentação em Washington foi arte da turnê Boarding House Reach e passa em revista músicas de diferentes fases de sua carreira. Com direito a Seven Nation Army no final, em versão acelerada e coro da plateia. Imperdível.

Continue lendo

Variedades

América Latina Para Imbecis: murro no preconceito

Só no palco, John Leguizano usa humor e fatos históricos para mostrar a estupidez da discriminação aos latinos

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Netflix/Divulgação

América Latina Para Imbecis, stand up com John Leguizano que acabou de estrear na Netflix, é muito próximo de Nanette, da australiana Hannah Gadsby (também disponível na Netflix). Ambos se anunciam como atração de humor, mas passam uma rasteira no espectador desavisado e põem em cena assuntos seríssimos.

Oakley BRLeguizano, ator de filmes como Romeu + Julieta (1996), O Pagamento Final (1993) e da série E.R. (2005/2006), nasceu na Colômbia, mas vive nos Estados Unidos desde os 4 anos de idade. E aqui resolve dar uma aula de história para mostrar quão sem fundamento é a discriminação aos latinos nos Estados Unidos.

Uma resposta ao discurso que levou Donald Trump à Casa Branca e às ações do presidente americano, que aplica cada vez mais truculência para impedir a entrada ou mesmo mandar de volta aos países de origens os estrangeiros vindos de outras partes da América.

Na semana passada, por exemplo, o presidente enviou 5 mil soldados do Exército americano à fronteira com o México com ordens expressas: “Se os imigrantes atirarem pedras nos soldados, eles reagirão. E fique claro que cada pedrada deve ser interpretada como um tiro de fuzil”, afirmou Trump.

John Leguizano usa muito do humor, mas não esconde sua legítima indignação. Brinca, mas recorre a uma bibliografia de fato, citando e empunhando livros, para fundamentar seus argumentos. O pretexto é convencer o filho adolescente, que não se vê como um latino — mas é visto e tratado assim pelos colegas de escola.

Sozinho no palco, o ator dá um show de versatilidade, interpretando a si mesmo, a esposa judia, o filho, a filha pré-adolescente; dançando tango, cha cha cha, samba; improvisando com a plateia… Mas não afrouxa em nenhum momento sua contundente fala.

Ressalta a presença de seu povo na América muito antes da chegada Colombo, esculacha Colombo (“o Trump daquela época”) e revisa a história, mostrando a presença dos latinos em importantes momentos da trajetória dos Estados Unidos…

Por fim, deixa claríssimo o que só mesmo um imbecil é incapaz de compreender. Em resumo: entendeu ou quer que desenhe?

Continue lendo

Variedades

Eat Race Win mistura esporte e comida, no Prime

A chef Hannah Grant faz exploração culinária em torno da competição ciclística Tour de France

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Amazon Prime/Divulgação

Fugindo da dobradinha filmes e séries, vale destacar a estreia de Eat. Race. Win, disponível a partir de sexta-feira (27/7) no Prime Vídeo. O programa faz uma inusitada mistura de culinária e esporte. Foi gravado em torno da famosa competição ciclística Tour de France tendo como guia a chef australiana Hannah Grant.

Enquanto os ciclistas disputam a maratona, Hannah — conhecida como a Rainha da Culinária de Performance — percorre os bastidores da competição em busca de boa comida para a equipe de ciclismo profissional da Austrália, a chamada de Orica-Scott.

Clique e descubra qual a maneira mais fácil de aprender francês na França

Ao longo de 21 dias de corrida, enquanto o diretor esportivo da Orica-Scott, Matthew White, encoraja seus nove ciclistas à vitória, Hannah e seus sub-chefs exploram a paisagem culinária da França com o objetivo de criar alimentos ricos em sabor e desenvolvidos para melhorar o desempenho.

Continue lendo

Mais lidas

Copyright © 2018 PlanetaFlix - Um mundo inteiro para você curtir a partir do seu sofá. contato@planetaflix.com.br

error: Conteúdo protegido!