Conecte-se conosco

Séries

Patrick Melrose: entre o cinismo e a tragédia

Minissérie, disponível na Globoplay, conta com magnífica atuação de Benedict Cumberbatch, entre outros trunfos

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Divulgação

Patrick Melrose, minissérie que estreou na Globoplay, é uma drama pesado desde a primeira cena: em Londres, Patrick Melrose (Benedict Cumberbatch, o Doutor Estranho de Os Vingadores) recebe por telefone a notícia da morte do pai exatamente quando acaba de se aplicar heroína. A seringa ainda no braço, de onde escorre sangue.

Atarantado, Patrick ouve a voz do outro lado da linha lhe dizer que ele deverá ir a Nova York para assistir ao funeral do pai e buscar a urna com as cinzas. Todo o primeiro episódio de Patrick Melrose gira em torno dessa súbita e enlouquecida viagem do protagonista. Em todos os sentidos, uma bad trip.

Globoplay vira reduto de séries “fora de linha”
O Escolhido é uma mistura de terror B e ilha de Lost
Globoplay se antecipa e lança a série Aruanas

Patrick é um riquinho inglês viciado em tudo quanto é droga. Heroína, cocaína, anfetamina e o que mais vier. Quando não está alucinado pelo efeito de uma delas, está enlouquecido pela falta, em crises de abstinência. É um homem sem habilidade alguma para o convívio social. E tenta mascarar isso com extremado cinismo.

E isso, se verá adiante, tem a ver com a relação com os pais. O pai, David Melrose (Hugo Weaving, de O Hobbit), é um homem bruto e tirano.  A mãe, Eleanor (Jennifer Jason Leigh, da série Atypical, na Netflix), é uma mulher amedrontada pela violência do marido e, por consequência, ausente na vida do filho.

Baseada em uma série de romances semi-autobiográficos do inglês Edward St Aubyn, Patrick Melrose se estrutura em quatro partes bem definidas, uma por episódio. A primeira em 1982, em Nova York. A segunda, nos anos 1960, na infância do protagonista. A terceira, em 2003, quando Patrick tenta retomar a vida social após longo período longe das drogas. E a quarta, dois anos depois, quando a mãe morre.

O resultado é um drama poderoso, denso e tenso. Patrick Melrose é sobre gente que vive entre a riqueza material e a pobreza de afetos. Os personagens transitam entre casas de campo no sul da França, hotéis e restaurantes de luxo em Londres e Nova York, mas são absolutamente miseráveis no que se refere aos sentimentos que nutrem entre si.

No entanto, antes de ser um conto moral sobre “dinheiro não traz felicidade”, a história de St. Aubyn transposta para a tela pelo diretor alemão Edward Berger (Jack) e pelo escritor e roteirista David Nichols (Um Dia) é um ensaio radical sobre como a miséria humana nem sempre depende de condições materiais.

Não há luxo (nem drogas) que mitigue a agonia de Patrick Melrose, traduzida numa magnífica interpretação de Benedict Cumberbatch, bem acompanhado por um elenco em que se destacam Jennifer Jason Leigh, sempre ótima em papéis de mulheres emocionalmente instáveis, e Hugo Weaving, assustador no papel no pai irascível.

Cumberbatch ganhou indicações a melhor ator no Globo de Ouro e no Emmy, onde Patrick Melrose também concorreu em outras quatro categorias, sem levar nenhuma. Mas bem que mereceu todas as menções.

Séries

Sintonia é a melhor série nacional da Netflix até agora

Produção criada pelo diretor de clipes Kondzilla mostra periferia de São Paulo entre o pop e o realismo cru

Planeta Flix

Publicado

em

sintonia série netflix
Foto: Netflix/Divulgação

Sintonia é a melhor série produzida no Brasil pela Netflix até agora. Sem exagero. Até porque O Mecanismo, 3%, Samantha!, O Escolhidonão são de fazer cair o queixo de ninguém. Sintonia também não, mas surpreende pela forma como retrata a periferia, sem espetacularização da violência, muito comum em produções do tipo. A série opta pelo tom de crônica do cotidiano de gente comum que busca a felicidade dentro do que o ambiente lhes permite.

Pré Venda: ESCRAVIDAO VOLUME 1Também surpreende o fato de Sintonia ter como um de seus principais realizadores Kondzilla (o paulista Konrad Dantas), até aqui mais conhecido como diretor de videoclipes de funk. Junto com Felipe Braga (de Samantha!) e o documentarista Guilherme Moraes Quintella (Meu Amigo Hindu), ele cria uma história humana e cativante, equilibrada entre ser pop e cruamente realista.

O perigo iminente, a ternura, os laços afetivos, a viração do dia a dia e os sonhos de pessoas comuns perpassam de forma natural e inevitável o dia a dia de três jovens que nasceram e cresceram em uma comunidade de periferia da Grande São Paulo, dominada pelo tráfico de drogas, por igrejas evangélicas e por cantores de funk. O olhar é de quem intimidade com o ambiente da periferia, e não externo.

Nando (Christian Malheiros), Donizete (Jottapê Carvalho) e Rita (Bruna Mascarenhas) são amigos de infância, mas na adolescência cada um vai tomar um rumo, seja por escolha ou por forças circunstanciais. Nando entra para o tráfico, Donizete vira o MC Doni e Rita vai almejar a carreira de pastora evangélica. Impressiona a naturalidade das cenas nesses três ambientes, especialmente nas sequências que envolvem o pessoal do tráfico, com atores desconhecidos que nos dão impressão de estarmos diante de um documentário.

Do trio de protagonistas, só Christian Malheiros tem experiência anterior (fez o longa Sócrates, de Alexandre Moratto) e aparece em cena impregnado pelo marrento Nando. Jottapê compensa a falta de habilidade na atuação com um tremendo carisma (reforçado pela carinha de anjo) e Bruna também empresta muito do carisma pessoal à Rita. O resultado são personagens apaixonantes.

Vale destacar uma das melhores sequências de Sintonia: Nando passa por um ritual de aceitação na “família” do crime, ao mesmo tempo em que Rita é batizada na igreja evangélica e MC Doni assina o contrato com a gravadora. As cenas se alternam indicando que ali começa um novo tempo. Pena que aí já estamos no sexto e último episódio da primeira temporada. E ficamos ansiosos que chegue a segunda.

Continue lendo

Séries

The Handmaid’s Tale tem segunda temporada na Globoplay

E chega pouco antes de a terceira temporada estrear no Paramount Channel, no próximo dia 18/8

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Paramount/Divulgação

A segunda temporada de The Handmaid’s Tale acaba de estrear na Globoplay — poucos dias antes da terceira começar a ser exibida no Paramount Channel — está anunciada para 18 de agosto. Esta segunda fase é composta de 13 episódios e o primeiro é aterrorizante, com uma longa e torturante sequência em que Offred (Elizabeth Moss) e outras aias são levadas a encarar a morte.

Logo em seguida, é revelado que a aia de Serena Joy (Yvonne Strahovski) está grávida, mas Offred recusa os mimos destinados a mulheres em sua condição e foge com ajuda do motorista Nick (Max Minghella) Ela consegue se livrar do uniforme vermelho de aia e experimenta um novo modo de vida. Mas o drama ainda está bem longe do final.

Continue lendo

Séries

Trailer da série Carnival Row antecipa visual deslumbrante

Produção do Amazon Studio tem tudo para ser um dos grandes lançamentos no universo das séries este ano

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Prime Vídeo/Divulgação

Carnival Row, série que tem estreia anunciada para 30 de agosto no Amazon Prime Vídeo, tem tudo para ser um dos grandes lançamentos do ano. A começar pelo visual deslumbrante, que pode ser visto no trailer, disponível no YouTube e na própria plataforma do Prime. A produção tem clima onírico, ambientado num mundo onde humanos convivem com criaturas fantásticas.

Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno) é um dos pais da ideia e escreveu o primeiro dos oito episódios da primeira temporada, dirigidos por quatro diretores diferentes. Entre eles, os conhecidos Jon Amiel (Sommersby: O Retorno de um Estranho), responsável por quatro episódios, e Paul McGuigan (Estrelas de Cinema Nunca Morrem, disponível no Prime), que dirige um.

Orlando Bloom (O Hobbit, Conspiração Terrorista) e Cara Delevingne (Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, também disponível no Prime) protagonizam a série,  nos papéis de um humano e uma fada vivendo uma história de amor cheia de percalços.

Continue lendo

Mais lidas

Copyright © 2018 PlanetaFlix - Um mundo inteiro para você curtir a partir do seu sofá. contato@planetaflix.com.br

error: Conteúdo protegido!