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Sementes Podres encara o mundo com humor e otimismo

Filme da Netfilix, dirigido e estrelado pelo iraniano-francês Kheiron, nos faz acreditar no poder do bem

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Sementes Podres, apesar do nome, traz um otimismo quase ingênuo para estes tempos em que vivemos, dominados pelo cinismo. O ator, diretor e rapper iraniano-francês Kheiron dirige e protagoniza a comédia dramática francesa, produção original da Netflix que acaba de estrear na plataforma.

hoteisKheiron aposta na compaixão e na paciência como formas de educar crianças e adolescentes que têm tudo para tomaram caminhos tortuosos. Ainda menino, seu protagonista Wael (o próprio Kheiron) viu toda a família ser assassinada em um povoado qualquer do Oriente Médio.

Conseguiu escapar, sobreviver batendo carteiras e passando-se por cego, até ser encontrado por uma freira que o leva para viver em um internato. A história da infância de Wael é narrada ao mesmo tempo que sua vida presente, ao lado de Monique (Catherine Deneuve, de De Cabeça Erguida, também na Netflix), a freira que o salvou, agora ex-freira.

Ela o ajuda a aplicar pequenos trambiques até os dois serem pegos por um senhor, Victor (André Dussolier, de O Destino de Amélie Poulain), que conhece Monique de 30 anos atrás. Victor tem uma instituição de apoio a adolescentes problemáticos, e acaba empregando Wael como orientador do grupo.

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Com muito bom humor e atuações cativantes de todo o elenco (dos veteranos Deneuve e Dussolier aos jovens atores), Sementes Podres aponta o tempo todo para a possibilidade de salvação em um mundo dominado pela tentação do mal.

É uma escolha de Kheiron, que pode até ser questionada (como está dito no início, soa ingênua até), mas que faz um bem danado a quem assiste, ah isso faz. Por isso, Sementes Podres se adequa muito bem a esta época, em que um ano termina, outro começa e a gente precisa se alimentar de esperança pra seguir em frente.

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Vale tirar 20 minutos para assistir A Janela dos Vizinhos

Disponível na Amazon Prime, curta vencedor do Oscar alerta para importância de vermos a vida da perspectiva do outro

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The Neighbors’ Window (traduzido: A Janela dos Vizinhos), de Marshall Curry, considerado melhor curta-metragem na mais recente premiação do Oscar, está disponível na Amazon Prime Vídeo. Tem tem 20 minutos de duração e parece partir daquele daquele ditado de que “a grama do vizinho é sempre mais verde”.

Mas The Neighbors’ Window funciona como ponto de partida para uma série de reflexões sobre o que afinal é felicidade e como esse conceito pode variar de acordo com a perspectiva de quem vê. A história é sobre um casal, com dois filhos e um terceiro a caminho, imerso num atribulado cotidiano, que assiste diariamente a felicidade do casa do apartamento em frente — é sexo de dia e de noite.

Um dia, a esposa encontra a vizinha na calçada e… Melhor parar por aqui para não dar spoiler. Basta dizer que não tem como não pensar em nossas insatisfações e frustrações cotidianas e reavaliá-las. Por isso, guarde 20 minutinhos do seu dia para ver The Neighbors’ Window. Vale a pena — bom notar que o filme também está disponível no YouTube, mas somente com legendas em inglês, e identificado como “trailer”.

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10 filmes de diretores cult para assistir na Globoplay

Xavier Dolan, François Ozon, Lucrécia Martel, Asghar Farhadi e Bernardo Bertolucci são alguns dos nomes presentes no catálogo

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A plataforma da Globoplay ainda precisa melhorar muito. O sistema de busca não é preciso — às vezes você procura por um nome de diretor no computador e encontra, mas não acha na TV, por exemplo –, os filmes deixados pela metade às vezes aparecem no “continue assistindo”, ora não. Ou filme que você já terminou de ver continuam marcados como se tivessem sido vistos pela metade…

Mas é preciso reconhecer que o catálogo fica a cada dia melhor e mais diversificado, inclusive com boas produções próprias — contrariando quem achava que a Globoplay ia se resumir a produções da Globo. Também não se limita a filmes comerciais. Se você souber procurar — e conseguir achar — poderá assistir a títulos de diretores do circuito alternativo, como os 10 desta lista:

Lawrence Anyways (2012), de Xavier Dolan (foto lá de cima)
Em 2009, com apenas 20 anos, o canadense Xavier Dolan conquistou a crítica com Eu Matei Minha Mãe, seu filme de estreia. Lawrence Anyways é seu terceiro trabalho e, portanto, ainda guarda o frescor do jovem e iconoclasta diretor. No seu aniversário de 30 anos, homem revela à namorada que quer mudar de sexo. Juntos, eles tentam lidar com a situação.

Uma Nova Amiga (2015), de François Ozon
Digamos que o francês François Ozon é um Xavier Dolan mais maduro. Há um gosto comum por sair da caixinha e tratar do comportamento humano a partir de temas e situações incômodos. Uma Nova Amiga, aliás, tem muito a ver com Lawrence Anyways. É sobre um jovem viúvo que começa a se envolver com uma amiga de sua mulher morta, mas logo ela descobre que ele gosta de se vestir de mulher. Na Globoplay tem outro filme de Ozon: Potiche – Esposa Troféu (2010).

Nossa Irmã Mais Nova (2015), de Hirozaku Koreeda
Desde 2001, o japonês Hirozaku Koreeda é presença constante no Festival de Cannes, de onde já saiu com duas Palmas de Ouro e um Prêmio do Júri. Nossa Irmã Mais Nova também concorreu no festival francês. O filme é um misto de comédia e drama sobre três irmãs que, no velório do pai,  conhecem uma meia-irmã de 14 anos, com quem terão que conviver.

Eu & Você (2013), de Bernardo Bertolucci
Bernardo Bertolucci dispensa apresentações. Eu & Você foi o último filme do cineasta italiano, morto em 2018. Aos 72 anos, ele conseguiu fazer um filme extremamente sensível sobre o desconforto da adolescência. Garoto de 14 anos mente para os pais que vai a uma excursão da escola, para passar uma semana sozinho no porão. Mas a presença inesperada de uma meia irmã com quem ele não tem muito convívio atrapalha o plano.

Zama (2018), de Lucrécia Martel
Em seu filme mais recente, a cineasta argentina Lucrécia Martel, de O Pântano (2001) e A Menina Santa (2004), faz incursão pelo drama histórico, a partir de romance do conterrâneo Antonio di Benedetto (1922-1986). No centro da história está Don Diego de Zama, oficial da Coroa Espanhola que vive em Assunção no século 18. De espírito aventureiro, ele embarca com um grupo de soldados na caça a um bandido enquanto espera se transferir para Buenos Aires.

O Pássaro Branco da Nevasca (2015), de Gregg Araki
Figura de destaque no chamado New Queer Cinema, movimento cinematográfico dos anos 1990, voltado ao cinema de temática LGBTQ+, o americano Gregg Araki trilha caminho mais convencional neste drama — o último que fez antes de enveredar pela direção de séries, como 13 Reasons Why. Katrina (Shailene Woodley, de Os Descendentes) abandona a família e sua filha passa a ter sonhos perturbadores, que a levam a descobrir uma terrível verdade terrível sobre o sumiço da mãe.

O Garoto da Bicicleta (2011), de Jean-Pierre e Luc Dardenne
Desde 1999, com Roseta, os irmãos Dardenne, belgas, colecionam prêmios em Cannes. O Garoto da Bicicleta, por exemplo, levou o Grande Prêmio do Júri em 2011. O filme foca na relação entre uma dona de salão de beleza e um garoto de 11 anos que vive num orfanato. Ela permite que ele passe os fins de semana com ela, mas seus esforços se esvaem mediante a raiva que do menino pelo pai que o abandonou.

O Médico Alemão (2013), de Lucía Puenzo
Mesma diretora do ótimo XXY (disponível na Netflix), a argentina Lucía Puenzo reafirma sua segurança na direção ao conduzir este drama sobre família do interior argentino que convive com o médico nazista Joseph Mengele, sem saber sua identidade. O contraste entre o ambiente paradisíaco da região ao pé da Cordilheira dos Andes e a ameaça que vem dos gestos gentis do estrangeiro prendem a atenção do início à última cena.

Más Notícias para o Sr. Mars (2015), de Dominik Moll
Francês (embora nascido na Alemanha), Dominik Moll ganhou notoriedade desde seu primeiro filme, Harry Chegou para Ajudar (2000), que lhe rendeu indicações em Cannes e a melhor filme estrangeiro no BAFTA (o Oscar britânico). Na comédia Más Notícias para o Sr. Mars, o protagonista se esforça para agradar todos, em casa e no trabalho, mas as atitudes insensatas de todos ao redor fazem com que ele se sinta cada vez mais fora do controle.

O Passado (2013), de Asghar Farhadi
O iraniano Asghar Farhadi tem no currículo sucessos de crítica como A Separação (2012) e o mais recente Todos Já Sabem (com Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín, disponível na Amazon Prime). O Passado concorreu em Cannes, não levou a Palma de Ouro mas Farhadi ficou com o Prêmio Ecumênico do Júri. O drama se desenrola a partir do fim do casamento entre uma francesa e um iraniano, que abandona a família em Paris para voltar ao país de origem.

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6 comédias alemãs para assistir na Netflix

Longe do peso dramático de Fassbinder e Herzog, por exemplo, os alemães usam o cinema para rir, inclusive, de si próprios

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Foto: Netflix/Divulgação

O cinema alemão foi, por muito tempo, marcado pelo peso dos dramas de diretores como Volker Schlöndorff (O Tambor, O Mar ao Amanhecer), Rainer Werner Fassbinder (Lili Marlene, Querelle) e Werner Herzog (Nosferatu, Woyzeck), representantes do chamado Novo Cinema Alemão — surgido entre os anos 1960 e 1970. Mas, passados 25 anos da queda do Muro de Berlim, essa nuvem de chumbo foi dissipada.

Os alemães já se permitem fazer filmes para mero entretenimento e, inclusive, usar o cinema para rir de si próprios. Na Netflix, por exemplo, é possível assistir a seis comédias produzidas no país europeu. Filmes que, assim como quem não quer nada, refletem sobre o extremismo de direita, a relação com os imigrantes e os conflitos de classe, entre outros temas.

Isi & Ossi (2020) — foto no alto
Produzida para a Netflix, esta comédia romântica expõe os abismos sociais da sociedade alemã (não muito diferente dos nossos). A milionária Isi (Lisa Vicari, de Dark) quer que os pais liberem uma polpuda poupança a que tem direito, para estudar culinária em Nova York. Aí, para forçar a barra, finge estar namorando Ossi, um pugilista pobre e grosseirão, mas de bom coração. Só que o romance vai além da farsa.

Ele Está de Volta (2015)
Em pleno 2015, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio de Berlim e não tem a menor ideia do que se passou desde 1945, quando os alemães perderam a Segunda Guerra Mundial e ele, Hitler, teria se suicidado. É confundido com um ator por uns, exaltado por outros. Ao mesmo tempo em que ridiculariza o personagem, o diretor David Wnendt aponta para o perigo do extremismo de direita que ainda ameaça o país e o mundo.

3 Turcos e um Bebê (2015)
Pelo título já se sabe que é uma variação da história contada em Três Solteirões e um Bebê, sucesso dos anos 1980. Aqui são três irmãos, imigrantes turcos em Berlim, que, ao mesmo tempo que tentam salvar a loja de vestidos de noiva herdada dos pais, precisam cuidar de uma bebê — acidentalmente colocada sob responsabilidade de um deles. Comédia bobinha, para quando você não está a fim de pensar muito.

So Was Von Da (2018)
Comédia pop, cheia de música, ironia, irreverência e personagens exóticos, adaptado de romance de Tino Hanekamp. A ação se passa em Hamburgo durante uma virada de ano-novo. É também o último dia de funcionamento da boate de Oskar Wrobel (Niklas Bruhn), que, numa noite doidíssima, tem que ligar com tipos como um mafioso a quem deve dinheiro, uma ex-namorada, uma senadora polêmica presa no elevador e um punhado de amigos loucos.

Lommbock (2017)
Sequência de Lammbock, filme que o diretor Christian Zübert fez em 2001, Lommbock promove o reencontro de Stefan e Kai, dois amigos que, no primeiro filme, faziam sociedade no cultivo e venda de maconha. Stefan (Lucas Gregorowicz, de Soul Kitchen), passou um tempo fora da Alemanha e volta regenerado. Mas Kai (Moritz Bleibtreu, de Stereo, também na Netflix) continua metido em confusões.

Schubert in Love (2016)
Bastante popular na Alemanha por causa do programa de TV Heute Show, o comediante e músico Olaf Schubert é o atrativo maior desta comédia em que ele faz o papel de… Olaf, último descendente da dinastia Schubert. Pressionado pelo pai para que tenha filhos, o rapaz corre contra o tempo para arranjar uma namorada. Sua falta de tato com as mulheres e o sexo rende cenas bem engraçadas.

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