Conecte-se conosco

Filmes

Looke inclui 10 filmes de José Mojica Marins no catálogo

Seleção traz clássicos e títulos menos conhecidos, como o longa de estreia do diretor, A Sina do Aventureiro

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Reprodução

Dez filmes de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, estão disponíveis no serviço brasileiro de streaming Looke a partir desta quinta-feira (17/1) — todos para aluguel, a R$ 3,99. A seleção inclui clássicos, como Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1966) e À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e também títulos menos conhecidos.

Nesses, aliás, está o aspecto mais curioso do pacote. A Sina do Aventureiro (1958), por exemplo, é uma espécie de faroeste, dirigido por um José Mojica bem jovem, aos 22 anos. Demônios e Maravilhas (1978) também trata de tema incomum no universo de Mojica, os dramas familiares e a censura sofrida durante a ditadura militar no Brasil.

americanas.com.brOs 10 longas estreiam no Looke por meio de uma parceria da plataforma com o SPCine, empresa ligada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, encarregada de desenvolver, financiar e implementar programas e políticas para os setores de cinema, tevê, games e novas mídias.

Confira os filmes disponíveis:

A Sina do Aventureiro (1958)
Ambientada no interior do Rio Grande do Sul, a história do bandido Jaime, que se entrega à polícia por amor a Dorinha e, quando libertado, enfrenta outro bandido, o sanguinário Xavier, que deseja vingar-se do pai de sua amada. Aos 22 anos, Mojica dirige seu primeiro longa, onde faz um papel secundário.

À Meia-Noite Levarei sua Alma (1964)
No filme, Mojica encarna pela primeira vez no cinema o personagem Zé do Caixão. Ele é um coveiro obcecado em gerar o filho perfeito. Para isso, violenta a esposa de um amigo, que considera a mulher ideal. Mas ela promete se suicidar e retornar dos mortos e levar a alma do coveiro.

Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver (1967)
Zé do Caixão continua na busca obsessiva pela mulher superiora, capaz de gerar o filho perfeito. Para tanto, rapta seis belas moças, submetendo-as a terríveis torturas. Mas comete um crime ao assassinar uma moça grávida. E, como castigo, sofre um pesadelo no qual é levado para um inferno gelado, onde reencontra suas vítimas.

O Estranho Mundo do Zé do Caixão (1968)
Zé do Caixão apresenta três contos de horror. Em O Fabricante de Bonecas, marginais invadem a casa de um velhinho e descobrem o segredo da confecção de suas bonecas. Em Tara, pobre vendedor de balões fica obcecado por uma garota que ele segue nas ruas. Em Ideologia, excêntrico professor enfrenta um rival para provar que o instinto prevalece sobre a razão.

Jason Momoa, o Aquaman, em filme alternativo na Netflix
Minisséries brasileiras viram filmes na Globoplay

O Despertar da Besta (1969)
O psiquiatra vivido por Zé do Caixão teoriza que as perversões sexuais são causadas pelo uso de drogas. Convoca voluntários para provar sua teoria e apresenta os resultados a outros psiquiatras em um programa de televisão, sendo contestado por eles.

Finis Hominis (1971)
Um homem emerge do mar e caminha pela cidade em busca de justiça. Assumindo o nome Finis Hominis, ele é visto como um messias moderno, capaz de operar milagres. Uma mulher adúltera e um marido traído – ambos salvos por Finis – são seus maiores seguidores, ao lado de um bando de hippies.

A Estranha Hospedaria dos Prazeres (1976)
Dono de uma estranha hospedaria isolada contrata funcionários para receber hóspedes em busca de abrigo. Numa noite de tempestade, aparecem várias pessoas que na manhã seguinte descobrem a verdadeira identidade do dono da hospedaria: a Morte. Mojica divide a direção com seu discípulo Marcelo Motta.

Inferno Carnal (1977)
Mulher de um ocupado cientista se envolve com o melhor amigo do marido. O casal planeja, então, matar o marido e ficar com a fortuna dele. Aproveitando-se da distração do cientista no laboratório, a mulher joga ácido no rosto dele, desfigurando-o. Após meses hospitalizado, o homem volta para casa com um sombrio plano de vingança em mente.

Hotel Artemis, com Jodie Foster, é novidade no Prime
Série Você embaralha os clichês das histórias de atração fatal

Delírios de um Anormal (1978)
Obcecado por Zé do Caixão, um psiquiatra sonha que sua esposa é raptada por ele. Mojica aproveita para criar um verdadeiro pesadelo fazendo uma colagem de várias sequências filmadas e não aproveitadas nos filmes Esta Noite Encarnarei No Teu Cadaver, Ritual dos Sádicos e Exorcismo Negro.

Demônios e Maravilhas (1978)
Documentário autobiográfico em que José Mojica narra sua luta contra autoridades e críticos que não entenderam seu trabalho, além de expor dramas pessoais, como seu problema com alcoolismo e o episódio em que diz ter morrido por alguns minutos.

Filmes

Michael Haneke ganha retrospectiva no Mubi

Plataforma exibe oito filmes do diretor austríaco, incluindo Violência Gratuita (foto) e A Fita Branca

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Mubi programou para este mês uma mostra de filmes do diretor austríaco Michael Haneke, incluindo sua obra de estreia O Sétimo Continente (1989), que narra a história real de uma família austríaca de classe média que cometeu suicídio. Quem tiver interesse, bom correr porque esse só fica disponível por mais cinco dias.

A seleção Foco em Michael Haneke reúne, além de O Sétimo ContinenteO Vídeo de Benny (1992), 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso (1994), O Castelo (1997), Violência Gratuita (1997) — obra o perturbadora, que o tornou mais conhecido pelas banda de cá –, O Tempo do Lobo (2003), Caché (2005) e A Fita Branca (2009).

Continue lendo

Filmes

O Declínio do Império Americano está no Prime Vídeo

Clássico do cinema canadense, filme de Dennys Arcand teve continuação em As Invasões Bárbaras

Planeta Flix

Publicado

em

O Declínio do Império Americano, de Dennys Arcand, entrou no catálogo do Prime Vídeo. Um fato a ser comemorado por quem gosta de rever grandes obras no streaming. Lançado em 1986, O Declínio… faz uma profunda reflexão sobre a época a partir das conversas de um grupo de amigos sobre seus desejos íntimos, intelectualidade, moral, liberdade sexual, entre outros assuntos.

Outlet até 70% OFF ! Aproveitem

Dennys Arcand, que depois dirigiu filmes igualmente interessantes, como Amor e Restos Humanos (1993) e Jésus de Montréal (1989 ), retomou os personagens de O Declínio do Império Americano em 2003, no filme As Invasões Bárbaras, que se tornou um retrato de uma época tão instigante quanto o filme que o inspirou.

 

Continue lendo

Filmes

Raridade no Prime: Os Moedeiros Falsos, de Benoît Jacquot

Feito para a TV em 2010, filme é uma bela adaptação do livro homônimo, clássico do escritor André Gide

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Divulgação

No catálogo do Prime Vídeo, uma raridade do cinema francês: Os Moedeiros Falsos, de Benoît Jacquot. Trata-se de uma produção para TV realizada em 2010 pelo diretor veterano — de filmes como O Diário de Uma Camareira (2015) e Adeus, Minha Rainha (2012). Torna ainda mais especial o fato de ser uma adaptação do livro clássico de André Gide (1869-1951), lançado em 1925.

Livro é na Saraiva! Todos os livros com +15% de desconto nas compras à vista a partir de R$69,90, Confira! Até 22/9

A ação se passa na Paris dos anos 1920. Numa sinopse bem superficial, é a história do adolescente Bernard (Jules-Angelo Bigarnet) descobre que é fruto de um caso extraconjugal da sua mãe e deixa a família para morar com o amigo Olivier (Maxime Berger). A nova vida o fará descobrir novos afetos, a depressão e a homossexualidade, ao mesmo tempo em que ajuda o tio Edouard (Melvil Poupaud).

Os Moedeiros Falsos, o livro,  tem um enredo emaranhado, sobrepondo a vida real e o processo de criação de um romance, o que desafiaria qualquer cineasta.  Mas Jacquot se sai bem e fez um filme que a crítica do jornal francês Le Figaro, classificou como “bonito, singular e sério”. O que de fato é. Foi feito para a TV, mas cairia muito bem na tela grande.

Continue lendo

Mais lidas

Copyright © 2018 PlanetaFlix - Um mundo inteiro para você curtir a partir do seu sofá. contato@planetaflix.com.br

error: Conteúdo protegido!