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Looke lança lista Especial Orgulho LGBTQ com 20 filmes

O holandês Boys (foto) é um dos títulos do pacote, disponíveis com 50% de desconto no aluguel até fim de junho

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Em comemoração ao dia 28 de junho, em que é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQ, o Looke lançou a lista Especial Orgulho LGBTQ, com 20 filmes sobre o tema. Nenhum deles está disponível no Vídeo Clube, a seção do Looke de filmes sem custo adicional para assinantes da plataforma. Mas, em compensação, poderão ser alugados por metade do preço até o fim de junho — o preço médio do aluguel de cada filme é de R$ 2,49.

A lista é bem diversas e, o mais interessante é que traz produções de diferentes nacionalidades — Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Argentina, Holanda, França, República Tcheca, Canadá e Austrália). Isso dá uma ampla visão de como a questão homossexual é ou foi tratada em diferentes circunstâncias, lugares e épocas.

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Confira a lista completa:

De Hollywood
Stonewall – Onde o Orgulho Começou (EUA, 2015, drama, de Roland Emmerich)
Carol (EUA, 2015, drama, de Todd Haynes, com Cate Blanchet e Rooney Mara)
Minhas Mães e Meu Pai (EUA, 2010, drama, de Lisa Cholodenko, com Julianne Moore e Annette Bening)
Amor por Direito (EUA, 2015, drama, de Peter Sollett, com Julianne Moore e Ellen Page)

Brasileiros
45 Dias Sem Você (Brasil, drama, 2019, de Rafael Gomes)
Abrindo o Armário (Brasil, 2018, documentário, de Darío Menezes e Luís Abramo)
Berenice Procura (Brasil, 2017, drama/comédia, de Allan Fiterman, com Cláudia Abreu e Eduardo Moscovis)
Mãe Só Há Uma (Brasil, 2016, drama, de Anna Muylaert, com Naomi Nero e Matheus Nachtergaele)
Divinas Divas (Brasil, 2016, documentário, de Leandra Leal)
Crô em Família (Brasil, 2018, comédia, de Cininha de Paula, com Marcelo Serrado)
Copa 181 (Brasil, 2018, drama, de Dannon Lacerda, com Simone Mazzer)

Americano independente
Como Você É (EUA, 2016, drama, de Miles Joris-Peyrafitte)

Do Reino Unido
Nina (Reino Unido, 2016, drama biográfico, de Cynthia Mort)
Albert Nobbs (Reino Unido, 2011,  drama, de Rodrigo García, com Glenn Close)

Ao redor do mundo
Um Inverno Para Lembrar (Argentina, 2017, drama, de Cecilia Valenzuela Gioia)
Marvin (2017, França, drama, de Anne Fontaine)
Venus (Canadá, 2017, comédia, de Eisha Marajara)
Adolescência Confusa (Austrália, 2016, drama, de Craig Boreham)
Boys (Holanda, 2014, drama, de Mischa Kamp)
Eu, Olga Hepnarová (República Tcheca, 2016, drama biográfico, de Petr Kazda e Tomás Weinreb)

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Vale tirar 20 minutos para assistir A Janela dos Vizinhos

Disponível na Amazon Prime, curta vencedor do Oscar alerta para importância de vermos a vida da perspectiva do outro

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The Neighbors’ Window (traduzido: A Janela dos Vizinhos), de Marshall Curry, considerado melhor curta-metragem na mais recente premiação do Oscar, está disponível na Amazon Prime Vídeo. Tem tem 20 minutos de duração e parece partir daquele daquele ditado de que “a grama do vizinho é sempre mais verde”.

Mas The Neighbors’ Window funciona como ponto de partida para uma série de reflexões sobre o que afinal é felicidade e como esse conceito pode variar de acordo com a perspectiva de quem vê. A história é sobre um casal, com dois filhos e um terceiro a caminho, imerso num atribulado cotidiano, que assiste diariamente a felicidade do casa do apartamento em frente — é sexo de dia e de noite.

Um dia, a esposa encontra a vizinha na calçada e… Melhor parar por aqui para não dar spoiler. Basta dizer que não tem como não pensar em nossas insatisfações e frustrações cotidianas e reavaliá-las. Por isso, guarde 20 minutinhos do seu dia para ver The Neighbors’ Window. Vale a pena — bom notar que o filme também está disponível no YouTube, mas somente com legendas em inglês, e identificado como “trailer”.

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Filmes

10 filmes de diretores cult para assistir na Globoplay

Xavier Dolan, François Ozon, Lucrécia Martel, Asghar Farhadi e Bernardo Bertolucci são alguns dos nomes presentes no catálogo

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A plataforma da Globoplay ainda precisa melhorar muito. O sistema de busca não é preciso — às vezes você procura por um nome de diretor no computador e encontra, mas não acha na TV, por exemplo –, os filmes deixados pela metade às vezes aparecem no “continue assistindo”, ora não. Ou filme que você já terminou de ver continuam marcados como se tivessem sido vistos pela metade…

Mas é preciso reconhecer que o catálogo fica a cada dia melhor e mais diversificado, inclusive com boas produções próprias — contrariando quem achava que a Globoplay ia se resumir a produções da Globo. Também não se limita a filmes comerciais. Se você souber procurar — e conseguir achar — poderá assistir a títulos de diretores do circuito alternativo, como os 10 desta lista:

Lawrence Anyways (2012), de Xavier Dolan (foto lá de cima)
Em 2009, com apenas 20 anos, o canadense Xavier Dolan conquistou a crítica com Eu Matei Minha Mãe, seu filme de estreia. Lawrence Anyways é seu terceiro trabalho e, portanto, ainda guarda o frescor do jovem e iconoclasta diretor. No seu aniversário de 30 anos, homem revela à namorada que quer mudar de sexo. Juntos, eles tentam lidar com a situação.

Uma Nova Amiga (2015), de François Ozon
Digamos que o francês François Ozon é um Xavier Dolan mais maduro. Há um gosto comum por sair da caixinha e tratar do comportamento humano a partir de temas e situações incômodos. Uma Nova Amiga, aliás, tem muito a ver com Lawrence Anyways. É sobre um jovem viúvo que começa a se envolver com uma amiga de sua mulher morta, mas logo ela descobre que ele gosta de se vestir de mulher. Na Globoplay tem outro filme de Ozon: Potiche – Esposa Troféu (2010).

Nossa Irmã Mais Nova (2015), de Hirozaku Koreeda
Desde 2001, o japonês Hirozaku Koreeda é presença constante no Festival de Cannes, de onde já saiu com duas Palmas de Ouro e um Prêmio do Júri. Nossa Irmã Mais Nova também concorreu no festival francês. O filme é um misto de comédia e drama sobre três irmãs que, no velório do pai,  conhecem uma meia-irmã de 14 anos, com quem terão que conviver.

Eu & Você (2013), de Bernardo Bertolucci
Bernardo Bertolucci dispensa apresentações. Eu & Você foi o último filme do cineasta italiano, morto em 2018. Aos 72 anos, ele conseguiu fazer um filme extremamente sensível sobre o desconforto da adolescência. Garoto de 14 anos mente para os pais que vai a uma excursão da escola, para passar uma semana sozinho no porão. Mas a presença inesperada de uma meia irmã com quem ele não tem muito convívio atrapalha o plano.

Zama (2018), de Lucrécia Martel
Em seu filme mais recente, a cineasta argentina Lucrécia Martel, de O Pântano (2001) e A Menina Santa (2004), faz incursão pelo drama histórico, a partir de romance do conterrâneo Antonio di Benedetto (1922-1986). No centro da história está Don Diego de Zama, oficial da Coroa Espanhola que vive em Assunção no século 18. De espírito aventureiro, ele embarca com um grupo de soldados na caça a um bandido enquanto espera se transferir para Buenos Aires.

O Pássaro Branco da Nevasca (2015), de Gregg Araki
Figura de destaque no chamado New Queer Cinema, movimento cinematográfico dos anos 1990, voltado ao cinema de temática LGBTQ+, o americano Gregg Araki trilha caminho mais convencional neste drama — o último que fez antes de enveredar pela direção de séries, como 13 Reasons Why. Katrina (Shailene Woodley, de Os Descendentes) abandona a família e sua filha passa a ter sonhos perturbadores, que a levam a descobrir uma terrível verdade terrível sobre o sumiço da mãe.

O Garoto da Bicicleta (2011), de Jean-Pierre e Luc Dardenne
Desde 1999, com Roseta, os irmãos Dardenne, belgas, colecionam prêmios em Cannes. O Garoto da Bicicleta, por exemplo, levou o Grande Prêmio do Júri em 2011. O filme foca na relação entre uma dona de salão de beleza e um garoto de 11 anos que vive num orfanato. Ela permite que ele passe os fins de semana com ela, mas seus esforços se esvaem mediante a raiva que do menino pelo pai que o abandonou.

O Médico Alemão (2013), de Lucía Puenzo
Mesma diretora do ótimo XXY (disponível na Netflix), a argentina Lucía Puenzo reafirma sua segurança na direção ao conduzir este drama sobre família do interior argentino que convive com o médico nazista Joseph Mengele, sem saber sua identidade. O contraste entre o ambiente paradisíaco da região ao pé da Cordilheira dos Andes e a ameaça que vem dos gestos gentis do estrangeiro prendem a atenção do início à última cena.

Más Notícias para o Sr. Mars (2015), de Dominik Moll
Francês (embora nascido na Alemanha), Dominik Moll ganhou notoriedade desde seu primeiro filme, Harry Chegou para Ajudar (2000), que lhe rendeu indicações em Cannes e a melhor filme estrangeiro no BAFTA (o Oscar britânico). Na comédia Más Notícias para o Sr. Mars, o protagonista se esforça para agradar todos, em casa e no trabalho, mas as atitudes insensatas de todos ao redor fazem com que ele se sinta cada vez mais fora do controle.

O Passado (2013), de Asghar Farhadi
O iraniano Asghar Farhadi tem no currículo sucessos de crítica como A Separação (2012) e o mais recente Todos Já Sabem (com Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín, disponível na Amazon Prime). O Passado concorreu em Cannes, não levou a Palma de Ouro mas Farhadi ficou com o Prêmio Ecumênico do Júri. O drama se desenrola a partir do fim do casamento entre uma francesa e um iraniano, que abandona a família em Paris para voltar ao país de origem.

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6 comédias alemãs para assistir na Netflix

Longe do peso dramático de Fassbinder e Herzog, por exemplo, os alemães usam o cinema para rir, inclusive, de si próprios

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Foto: Netflix/Divulgação

O cinema alemão foi, por muito tempo, marcado pelo peso dos dramas de diretores como Volker Schlöndorff (O Tambor, O Mar ao Amanhecer), Rainer Werner Fassbinder (Lili Marlene, Querelle) e Werner Herzog (Nosferatu, Woyzeck), representantes do chamado Novo Cinema Alemão — surgido entre os anos 1960 e 1970. Mas, passados 25 anos da queda do Muro de Berlim, essa nuvem de chumbo foi dissipada.

Os alemães já se permitem fazer filmes para mero entretenimento e, inclusive, usar o cinema para rir de si próprios. Na Netflix, por exemplo, é possível assistir a seis comédias produzidas no país europeu. Filmes que, assim como quem não quer nada, refletem sobre o extremismo de direita, a relação com os imigrantes e os conflitos de classe, entre outros temas.

Isi & Ossi (2020) — foto no alto
Produzida para a Netflix, esta comédia romântica expõe os abismos sociais da sociedade alemã (não muito diferente dos nossos). A milionária Isi (Lisa Vicari, de Dark) quer que os pais liberem uma polpuda poupança a que tem direito, para estudar culinária em Nova York. Aí, para forçar a barra, finge estar namorando Ossi, um pugilista pobre e grosseirão, mas de bom coração. Só que o romance vai além da farsa.

Ele Está de Volta (2015)
Em pleno 2015, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio de Berlim e não tem a menor ideia do que se passou desde 1945, quando os alemães perderam a Segunda Guerra Mundial e ele, Hitler, teria se suicidado. É confundido com um ator por uns, exaltado por outros. Ao mesmo tempo em que ridiculariza o personagem, o diretor David Wnendt aponta para o perigo do extremismo de direita que ainda ameaça o país e o mundo.

3 Turcos e um Bebê (2015)
Pelo título já se sabe que é uma variação da história contada em Três Solteirões e um Bebê, sucesso dos anos 1980. Aqui são três irmãos, imigrantes turcos em Berlim, que, ao mesmo tempo que tentam salvar a loja de vestidos de noiva herdada dos pais, precisam cuidar de uma bebê — acidentalmente colocada sob responsabilidade de um deles. Comédia bobinha, para quando você não está a fim de pensar muito.

So Was Von Da (2018)
Comédia pop, cheia de música, ironia, irreverência e personagens exóticos, adaptado de romance de Tino Hanekamp. A ação se passa em Hamburgo durante uma virada de ano-novo. É também o último dia de funcionamento da boate de Oskar Wrobel (Niklas Bruhn), que, numa noite doidíssima, tem que ligar com tipos como um mafioso a quem deve dinheiro, uma ex-namorada, uma senadora polêmica presa no elevador e um punhado de amigos loucos.

Lommbock (2017)
Sequência de Lammbock, filme que o diretor Christian Zübert fez em 2001, Lommbock promove o reencontro de Stefan e Kai, dois amigos que, no primeiro filme, faziam sociedade no cultivo e venda de maconha. Stefan (Lucas Gregorowicz, de Soul Kitchen), passou um tempo fora da Alemanha e volta regenerado. Mas Kai (Moritz Bleibtreu, de Stereo, também na Netflix) continua metido em confusões.

Schubert in Love (2016)
Bastante popular na Alemanha por causa do programa de TV Heute Show, o comediante e músico Olaf Schubert é o atrativo maior desta comédia em que ele faz o papel de… Olaf, último descendente da dinastia Schubert. Pressionado pelo pai para que tenha filhos, o rapaz corre contra o tempo para arranjar uma namorada. Sua falta de tato com as mulheres e o sexo rende cenas bem engraçadas.

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