Conecte-se conosco

Documentários

Absorvendo o Tabu, vencedor do Oscar na Netflix

Ganhador de melhor curta documental é versão real da comédia Padman, também na plataforma

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Netflix/Divulgação

Falou-se muito sobre o filme Roma na disputa pelo Oscar, mas foi outra produção da Netflix, pouco comentada, que levou a estatueta. O curta documental Absorvendo o Tabu, da diretora Rayka Zehtabchi, saiu da festa com o prêmio de melhor documentário de curta duração.

Rayka é iraniana-americana, mas no documentário fala de um problema das mulheres indianas, que enfrentam uma série de tabus por causa da menstruação. Os dogmas religiosos e a desinformação (sequer têm conhecimento da existência do absorvente higiênico) fazem com a rotina delas seja completamente alterada no período menstrual.

Isso acontece em muitas regiões mais pobres, mas a questão tem sido amenizada desde que o empreendedor indiano Arunachalam Muruganantham teve a ideia de criar uma máquina de fabricar absorvente de baixo custo. Essa máquina é operada pelas próprias mulheres, que vendem os aborventes e têm assim, também, uma fonte de renda.

Não é a primeira vez que o assunto passa pela tela da Netflix. O diretor R. Balki se inspirou na história real para fazer a comédia Padman (traduzindo: homem-absorvente), lançado em 2018. Com toda liberdade, Balki trata de uma questão social série com bastante bom humor e algum drama.

Vale se programar para ver os dois, realidade e ficção, em sessão dupla. Começando pelo curta e deixando o melhor para o final. Sim, apesar do prêmio dado a Rayka Zehtabchi, o filme de R. Balki é tão mais elucidativo e divertido!

Period. End of Sentence. Official Trailer from Rayka Zehtabchi on Vimeo.

Documentários

Rolling Thunder Revue: Bob Dylan por Martin Scorsese

Em documentário disponível na Netflix, cineasta recria turnê do cantor pelos Estados Unidos em 1975

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Netflix/Divulgação

Rolling Thunder Revue é o nome de uma turnê que Bob Dylan realizou pelos Estados Unidos entre 1975 e 1976.  Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese é o nome de um pseudo-documentário em que o diretor de Os Bons Companheiros recria a viagem musical do compositor de Blowin’ in the Wind.

O filme está disponível na Netflix desde 12 de junho, quando foi lançado simultaneamente com a exibição em alguns cinemas selecionados. E surpreende pela forma não convencional que Scorsese escolheu de contar a história dessa viagem, misturando registros documentais com partes ficcionais.

Além do próprio Dylan, ícones da música e da cultura pop, como o escritor Allen Ginsberg, as cantoras Patti Smith e Joan Baez e os atores Sam Shepard e Sharon Stone, aparecem na narrativa de mais de duas horas, que exige certo esforço do espectador (mas que dá de volta boa recompensa).

Vale lembrar que a Netflix tem no catálogo outro trabalho de Martin Scorsese na seara do documentário musical: o ótimo George Harrison Live in the Material World (2011), uma abordagem da busca do guitarrista dos Beatles pela evolução espiritual.

Continue lendo

Documentários

Série Brasil em Transe pode ser vista no Libreflix

Produção da BBC trata do mesmo tema de Democracia em Vertigem: o Brasil de 2013 a 2018

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Reprodução YouTube

Brasil em Transe (What Happened to Brazil), série produzida pela BBC e exibida pela emissora britânica no início deste ano, pode ser vista no Libreflix, plataforma gratuita de streaming, que tem no catálogo principalmente bons documentários (longas e curtas). Em três episódios, Brasil em Transe mostra o conturbado período de 2013 a 2018 em nosso país.

Ou seja, é uma variação sobre o mesmo tema do documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, que está disponível na Netflix e tem tido imensa repercussão. A produção divide a história em três partes: O Sonho Acabou (episódio 1), A Lava Jato e o Golpe (episódio 2) e Nação Dividida (episódio 3).

8 documentários para sair da sintonia de ódio
8 docs para ver antes de entrar no debate político
O capitalismo e suas consequências em três lições

A partir das manifestações de 2013, a série mostra como a extrema-direita ascendeu no Brasil, passando pelo controverso impeachment de Dilma, com o impacto da Lava Jato sobre o prestígio dos políticos e dos partidos tradicionais e, sobretudo, a reação da opinião pública à exposição da corrupção endêmica entre poder e empresariado.

Uma aula de história que deveria ser obrigatória a todo brasileiro neste momento de posicionamentos exaltados, nem sempre baseados em informações corretas.

Continue lendo

Documentários

Jonas Brothers é assunto de documentário do Prime

Jonas Brothers: Em Busca da Felicidade conta trajetória da banda, que voltou à ativa depois de seis anos de separação

Planeta Flix

Publicado

em

Foto: Divulgação

Jonas Brothers, o grupo pop formado pelos irmãos Kevin Jonas, Joe Jonas e Nick Jonas, lançou um novo disco em março passado, após seis ano de separação. O Amazon Prime Vídeo estreou este mês um documentário que reforça a publicidade em torno do reencontro do trio nos palcos, Jonas Brothers: Em Busca da Felicidade.

Sem revelações bombásticas, o filme dirigido por John Lloyd Taylor narra a história dos irmãos desde a origem humilde como filhos de pastor em Nova Jersey até a fama alcançada em 2005, com o lançamento do primeiro álbum, It’s About Time, e a posterior separação, que levou os três rapazes por caminhos diferentes.

Continue lendo

Mais lidas

Copyright © 2018 PlanetaFlix - Um mundo inteiro para você curtir a partir do seu sofá. contato@planetaflix.com.br

error: Conteúdo protegido!